terça-feira, 21 de julho de 2009

SERVIÇO SOCIAL, PRÁTICAS TERAPÊUTICAS, CONFUSÃO?

Quero iniciar esta reflexão a partir de dois comentários postados neste blog em 10/07 e 17/07/2009 por dois assistentes sociais relativos ao Serviço Social e as práticas terapêuticas.

“Não se trata de negar a profissão, trata-se de utilizar outros instrumentos para o trabalho com grupos, práticas que já são realizadas no cotidiano profissional (...) seriam instrumentos profissionais” (Assistente Social, 10.7.2009).

Em primeiro lugar quero contrapor a argumentação acima ao trazer a seguinte reflexão: utilizar instrumentais operativos como grupo, técnicas, como dinâmicas de grupos diversificadas, não tem nada a ver com negar a profissão. As estratégias e instrumentais operativos estão aí para qualquer profissão utilizar. No entanto, ao nos apropriarmos delas para a intervenção se deve articular a intencionalidade das mesmas com os Fundamentos da profissão. A confusão está em se pensar que usar técnicas disponibilizadas a qualquer profissão é estar operacionalizando práticas terapêuticas como referiu a postagem a seguir: “trabalhamos com grupos, utilizamos dinâmicas grupais das mais variadas e não sabemos realmente dos resultados dessa ação, isso talvez fosse uma prática terapêutica, e aí?” (Assistente Social, 10/07/2009).

Em nenhum momento se afirmou que trabalhar com abordagem de grupo se constitui em trabalhar com práticas terapêuticas. Existe aí uma confusão de fundo, muito pertinente que está abrindo possibilidades de uma discussão séria sobre os Fundamentos da profissão e sua materialização na prática cotidiana dos assistentes sociais.

Segundo a colocação da Assistente Social (17/07/2009) “é contraditório negar as práticas terapêuticas em Serviço Social uma vez que na área da saúde, por exemplo, trabalhamos com a saúde num contexto mais ampliado do que a simples ausência de doença. Daí nos vem o questionamento: abordagem grupal não constitui uma prática terapêutica? Teremos que negar então todas as estratégias metodológicas que se imiscuem com práticas terapêuticas?” A contradição a nosso ver, está em confundir as práticas terapêuticas que se constituem em metodologias de intervenção na realidade dos indivíduos a partir de teorias psicológicas, com estratégias e instrumentais a serem utilizados para operacionalizar, no caso dos assistentes sociais, seus processos de trabalho. Logo é importante demarcar que não são os espaços institucionais que determinam as estratégias metodológicas e os instrumentais operativos utilizados pelos assistentes sociais para concretizar seus processos de trabalho. São os Fundamentos da profissão que determinam o uso destas estratégias e destes instrumentais. É a Questão Social que amplia e problematiza a atuação dos assistentes sociais, quer na área da saúde, na área da justiça, na área da assistência e também, na área da educação. Logo, os instrumentais operativos, como grupos, dinâmicas de grupo, psicodrama, desenhos, a arte, como o teatro, estão disponibilizados também aos assistentes sociais para enriquecer e qualificar seus processos de trabalho em qualquer área em que for atuar, considerando que tanto as estratégias e os instrumentais são vazios de sentido enquanto esperam para serem utilizados por profissionais de qualquer área profissional. Eles vão adquirir sentido a partir da intencionalidade e da orientação social dada aos assistentes sociais pelo Projeto Ético-Político, por isso não devemos negar a utilização de nenhuma estratégia metodológica e de nenhum instrumental operativo disponibilizados a qualquer profissão, desde que os utilizemos a partir de nossos Fundamentos.

Em segundo lugar quero iniciar aqui uma reflexão em relação à Terapia Familiar, a partir da seguinte colocação: “mas não podemos esquecer que fomos nós assistentes sociais que fornecemos os pilares para a terapia familiar, uma vez que (...), foi Mary Richmond que percebeu a excelência de se trabalhar com famílias” (Assistente Social, 17/07/2009).

Com certeza esta modalidade terapêutica de intervir na realidade dos indivíduos foi criada por assistentes sociais estadunidenses, uma delas, Virginia Satir, da Escola de Terapia Familiar de Palo Alto, cujos fundamentos teóricos estão sustentados na teoria sistêmica, que durante muitas décadas forneceu subsídios a profissão. Um dos autores de Serviço Social que utilizou a teoria sistêmica, muito estudada por nós, assistentes sociais, foi Harriet Bartlet cuja orientação se focava na adaptação dos indivíduos considerados responsáveis por suas “mazelas sociais”, tanto no âmbito macro, como no âmbito de suas relações. Os assistentes sociais durante um bom tempo operacionalizaram suas práticas a partir deste referencial. Quem teve sua formação nesta época deve estar lembrado que para diferenciar a prática dos assistentes sociais com a dos psicólogos se argumentava que os assistentes sociais trabalhavam com o “aqui, agora” e que os psicólogos aprofundavam este conhecimento centrado no indivíduo. Quem tem formação em Terapia Familiar Sistêmica sabe que a Terapia Breve incorporou o “aqui, agora” e um dos autores representantes desta Terapia é Steve de Shazer, logo, influenciado pelo Serviço Social Clínico estadunidense.

Portanto, a ruptura teórica com o Serviço Social conservador cujo desfecho ocorreu nos anos 1990 e conseqüentemente seu tensionamento na prática se deve também a busca pela consolidação da identidade profissional e a ampliação da apropriação do fenômeno social a partir da historicidade, da totalidade e da contradição.

Logo, construir e conquistar novos espaços profissionais, é antes de tudo, aprofundar e se apropriar dos Fundamentos da profissão na concretização do Projeto Ético-Político profissional no cotidiano dos sujeitos, utilizando com propriedade todas as estratégias metodológicas e instrumentais operativos disponibilizados para qualquer profissional, no caso dos assistentes sociais, sustentados pela intencionalidade dada pela orientação social da profissão.
Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Türck

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