quinta-feira, 30 de julho de 2009

Memória da Palestra em Carlos Barbosa

IV conferência Municipal dos Direitos
da
Criança e do Adolescente
A Importância da Construção da Rede Interna na
Garantia e Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente

A centralidade da palestra trouxe como essencial a necessidade da consolidação de um Sistema de Proteção Integral já que a dificuldade de construir este sistema se constitui pela impossibilidade de se construir processos de trabalho coletivos. E todo o direcionamento da reflexão sobre Rede Interna passa pela seguinte questão: por que não se consegue construir um coletivo?

E a resposta que emerge indica o descomprometimento, o excesso de individualismo, o uso do poder discricionário, a competição e a inveja que não permitem a construção de espaços relacionais democráticos na construção de coletivos profissionais.

Quem perde?

Sempre, mas sempre mesmo, as crianças e adolescentes em risco pessoal e social e adolescentes autores de ato infracional. Para eles o presente é sempre passado, e o futuro se torna um presente inalcançável porque a dificuldade de construir e consolidar a Rede Interna como uma estratégia de enfrentamento a desigualdade não se constitui porque os sujeitos/profissionais não se movimentam para romper com o individualismo, não se constituindo em coletivos capazes de possibilitar a esperança e construir um Sistema de Proteção Integrado na garantia de direitos.
Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Türck

Nenhum comentário: