segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

QUESTÃO SOCIAL: o protagonismo como ferramenta de transformação

Estudantes dão exemplo de cidadania

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Campos Sales desenvolveram uma atividade inédita no município de Floriano Peixoto durante este ano. Eles pesquisaram sobre a realidade das comunidades e apresentaram possíveis alternativas para os problemas detectados. Os 23 estudantes realizaram entrevistas, pesquisas e análises sobre a origem e a formação das populações rurais, o problema da água, a produção e destinação do lixo, a situação da agricultura, além da formação e funcionamento dos conselhos municipais. A partir disso, elaboraram projetos em cada área, com sugestões de ações que podem ser implantadas para resolver os problemas e acelerar o desenvolvimento do município. Como a maioria das ações está relacionada com a atuação do poder público municipal, sindicatos e cooperativas, os projetos foram apresentados ao prefeito Vilson Babicz, secretários municipais, representantes da Cooperflor, Cresol, Emater e Sindicato da Agricultura Familiar.

Na área agrícola, os alunos sugeriram a mudança da matriz produtiva, o incentivo à diversificação e a transformação dos produtos no município. O vice-presidente da Cresol, Dair Caczanoski, apresentou os dados dos financiamentos contraídos este ano pelo Programa Mais Alimento, indicando que R$ 1,5 milhão foram investidos. ''No entanto, grande parte deste recurso foi aplicada em máquinas e equipamentos. Nosso desafio é perceber que, apesar de ser fácil fazer essas compras, é preciso pensar mais estrategicamente'', afirmou. O secretário da Agricultura do município, Geraldino Moroskoski, mostrou um comparativo de rendimento entre uma mesma área plantada com soja e um pomar de pêssegos. ''O rendimento das frutas chega a ser cinco vezes maior e mesmo assim há agricultores desativando essa produção'', destacou.

Na questão do abastecimento, os alunos também sugeriram a captação de água do rio Pirassucê e a construção de cisternas e minicisternas para aproveitar a água da chuva. O prefeito Vilson Babicz disse que o município tem projeto para captação de água no ginásio municipal e nas sedes das comunidades. ''A água é o nosso maior delimitador do desenvolvimento. Uma estrutura de reciclagem de lixo implantada no município teve que ser desativada porque consumia 10 mil litros por hora'', afirmou. No final do encontro, Babicz anunciou que pretende convocar os jovens para participar das reuniões de planejamento da administração municipal e dos conselhos formados na cidade.

- via e-mail
JOSÉ ODY
jody@correiodopovo.com.br

Nenhum comentário: