quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

OS DESAFIOS PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE PRÁTICAS MULTIDISCIPLINARES

No dia 15.12.2009 foi concluído o curso “A Consolidação de Equipe Multidisciplinar no Atendimento a Violação de Direitos: Possibilidades e Limites”. Curso direcionado a profissionais assistentes sociais e psicólogos lotados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Gravataí/RS. O conteúdo do curso veio ao encontro das dificuldades cotidianas de se comporem equipes multidisciplinares nos espaços institucionais. Logo, o processo pedagógico escolhido foi articular a teoria e a prática a partir de oficinas para que se consolidasse a Rede Interna, na garantia da flexibilização da escuta, do compartilhamento do conhecimento e de disponibilidade para executar.

A partir deste curso se pôde fazer uma reflexão que vai além do vivido, mas que está posto em diferentes espaços onde se inserem diferentes categorias profissionais para levar adiante processos de trabalho qualificados.

Para estar em grupos profissionais, em equipes, é necessário, antes de tudo, consolidar as identidades profissionais a partir da explicitação do objeto das profissões que vão compor estes grupos, estas equipes. É o objeto profissional apropriado e materializado nos espaços institucionais que vai assegurar a composição de equipes multidisciplinares impedindo que as disputas do que é meu e do que é teu, inviabilizem possibilidades de trabalhos coletivos. Logo, a articulação do conhecimento específico da profissão e da apropriação do objeto profissional vai consolidar a identidade da profissão nos espaços institucionais. Este é o maior desafio para construir coletivos profissionais qualificados e competentes sem a perda da identidade profissional, anulando disputas e ranços profissionais que, se não contidos, vão se materializar no cotidiano pela violação de direitos dos usuários das políticas públicas transversais a diferentes processos de intervenção de qualquer categoria profissional que vá trabalhar com sujeitos que trazem em suas vidas as expressões da Questão Social.

Confira alguns momentos do curso:

Nenhum comentário: