terça-feira, 11 de janeiro de 2011

REFLEXÕES SOBRE O SERVIÇO SOCIAL!!!

Passado o ano de 2010 é necessário emergir reflexivamente o que fui encontrando ao longo desse ano. Mesmo retrocedendo processualmente na história, existem pontos que sempre permanecem. Encontramos assistentes sociais formadas em diversos anos, em diferentes universidades, mas com as mesmas dificuldades. Muitas com uma solidez teórica bem fundamentada e coerente, outras, excelentes pesquisadoras, mas a grande maioria tem um traço em comum: a fragilidade na mediação teoria e prática.

Inicio o ano de 2011 com a mesma questão que me acompanha ao longo de minha trajetória profissional: por que a formação não dá conta desta articulação? Por que os Fundamentos do Serviço Social muito bem apropriados por estes profissionais não chegam a serem materializados na prática? Existem várias inferências sobre esta realidade da prática miúda dos assistentes sociais. Inferências estas que ouso expor algumas, para o debate:

- Falta de maior rigor na formação teórica;
- Falta de ir às fontes para ensinar a teoria e o Método em Marx;
- Dificuldades de materializar o Método na “prática miúda” dos assistentes sociais;
- A não inclusão da Questão Social como eixo de articulação dos currículos;
- O desconhecimento do Projeto Ético-Político profissional como orientação social da profissão e como este desconhecimento repercute na sua “prática miúda”;
- A não apropriação da contradição como materialidade para executar a mediação teoria e prática.

Enquanto o fosso entre a prática e a teoria continuar aumentando, a profissão continuará se fragilizando, porque a escuta continuará inútil. A academia permanecerá no seu espaço e a prática continuará no andar de baixo construindo práticas distanciadas dos Fundamentos da profissão.

Esperamos que 2011 possa possibilitar o diálogo reflexivo que movimente a discussão da profissão agregando os Fundamentos a “prática miúda” dos assistentes sociais.
Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Turck

Nenhum comentário: