terça-feira, 31 de março de 2009

Percepções sobre o Curso de Questão Social

Nesse último final de semana ocorreu a aula inaugural do calendário de cursos da Graturck. Iniciamos ministrando o Curso de Questão Social, base para todos os outros.
A seguir, segue relato de Daiane Flores, estagiária da Graturck:

Dias 27, 28 e 29 de março foram dias de intenso aprendizado e reflexão. Acredito que, assim como eu, as outras doze alunas do Curso “Questão Social: da experiencia vivida no cotidiano profissional à teoria” puderam sentir a Graturck como um espaço de troca de saberes e dúvidas, alegrias e angústias, experiências e expectativas, desilusões e esperanças...

Questionadas sobre a razão que nos levou a participar do curso, na turma surgiram expressões como: “necessidade de atualização”, “base fraca na faculdade”, “volta às origens”, “primeira experiencia profissional frustrante”, “dificuldade de articulação da teoria com a prática”, “aprimorar o conhecimento”, “participação de cursos em outros locais que não eram específicos do Serviço Social”, entre outras. Mesmo com diferentes motivações para terem vindo realizar o curso, algo era unânime entre nós, alunas: o desejo de aprender e de aplicar o conhecimento adquirido nos processos de trabalho.

As professoras A.S. Maria da Graça Türck e A.S. Regina Martins representaram preciosa fonte de esclarecimento de antigos questionamentos e de motivação para seguir em frente, tornando possível reafirmar a certeza de que vale a pena ter escolhido ser Assistente Social.

2 comentários:

Denise Hanisch disse...

Realmente o curso foi sem dúvida intenso! Parabéns pela dedicação da Graturk com a nossa Profissão... Denise Hanisch

Maria Cleni R. Bessa disse...

O Curso foi excelente, pela especificidade do conteúdo, o qual foi desenvolvido com profundidade levando-se em conta a capacidade didática das ministrantes de fazer todas as cursistas participarem ativamente, seja as que estão ingressando na profissão, seja as que já estão inseridas pela longa data de experiência. Parabéns para quem ministrou e parabéns para nós que "vivenciamos" o Curso.