segunda-feira, 25 de agosto de 2008

OBRIGADO!

AMIZADE, CONHECIMENTO E ÉTICA: três categorias que teceram um momento de resgate de uma história institucional que teve o seu fim formal no dia 17 de março de 2008.

No dia 23/08/2008, às 19:30, teve início a formatura de 50 alunos do Curso de Serviço Social da ULBRA/Canoas. Muitos, meus ex-alunos, em diferentes disciplinas, em momentos diferenciados nos sete anos que ministrei aulas nessa universidade.
E porque foi um momento mágico? Porque, publicamente, eles me devolveram, na homenagem que a mim prestaram, a exata dimensão do significado da palavra professor.
E, agora, publicamente quero agradecer a todos eles que, com suas palavras, seus abraços, me deram condições de viver e, mais uma vez, consolidar o que o grande educador Paulo Freire nos ensinou – se é professor por inteiro. As palavras só têm significado quando explicitam a vivência de um indivíduo, e só se ensina se o conhecimento vem acompanhado de afeto, traduzido por “um olho que quer ver” a totalidade no sujeito.
Obrigado por explicitarem que o que se ensina passa pela firmeza ética, pelo conhecimento vivido na prática e pela amizade e respeito construídos no cotidiano das salas de aula, onde cada aluno é respeitado pela sua própria história demarcada pela sua identidade.
Foi neste momento que o ato de se ensinar/aprendendo foi explicitado por um destes formandos: “Obrigado por me ensinar o caminho”. Aprendi com ele, naquele momento, que minha única obrigação é com a formação coerente com o Projeto Ético-Político, não na citação vazia de sentido pelo não-vivido, mas pela força da sua vivência cotidiana que dá sustentação a cada ato cotidiano dos Assistentes Sociais que sabem o significado e o preço que se paga pela luta pelos direitos.
Obrigado pelo abraço e pela devolução de meu ato de ensinar nestes sete anos em que convivemos em permanente aprendizagem de CONHECIMENTO, AMIZADE E ÉTICA.

6 comentários:

Anônimo disse...

Graça!Para mim tu fostes a melhor professora que tive na Ulbra! Não pude estar presente na formatura das meninas porque ficou tarde, mas meu pensamento foi contigo.
Quem já foi teu aluno sabe o teu significado durante a caminhada! Não dá para esquecer os Foruns da Questão Social,ser protagonista do processo de trabalho. O sufoco no Processo V na hora de encontrar o objeto. É! tu marca a vida dos teus alunos, com a tua doçura, afeto e compromisso ao mesmo tempo parecia uma carrasca quando vinha com todos aqueles desafios para nós. Tuas aulas eram sempre impolgantes, contagiantes cheias de paixão pela profissão! Só quem passou pelas tuas mãos sabe o quanto és especial, e a diferença que fazes na caminhada profissional!
Beijos!

Anônimo disse...

Minha colega, acho que esta homenagem foi merecida, pois acredito que cada um dos teus alunos levou algo dentro de si, posso te garantir que que voce marcou minha visão profissional, obrigado pelo carinho e dedicação.

ass. Renato Reus dos Santos

Anônimo disse...

Você mereceu e merece muito mais! Tudo que aprendi contigo ficará no meu coração pra sempre.
Te amamos muito, pode ter certeza.
Bjus

Anônimo disse...

Graça...

Não foi uma homenagem, tão logo como você mesmo citou, foi uma devolução de todos os teus ensinamentos neste processo de graduação. Nunca tive o privilégio de ser aluna, mas pude assistir várias apresentações ministradas por você. Você é simplesmente especial.
Um abraço fraterno
Letícia Cidade Silva (sua mais nova colega)

Anônimo disse...

Graça, Fiz duas cadeiras com você, em uma das aulas você me disse tu deveria mudar de grupo porque este grupo te suncumbiu, abri os meus olhos para não ser mais sumbida, na noite de 23/08/08 você estava lá para ser homenageada e me fazer lembrar de suas palavras...Obrigada!

Luciane S. Goldstein

Anônimo disse...

Graça.... homenagem mais do que justa, pois contigo aprendemos o que é ser ético e justo. Fui tua aluna em Questão Social e desde então teus ensinamentos foram importantíssimos no decorrer do curso, que tive o privilégio de concluir com a colação de grau na noite de 23/08/2008. Acredite que deixaste saudade e a homenagem que prestamos a ti mostra o respeito e o carinho que todos os teus alunos sentem por ti, uma pessoa tão especial.
Abraços.
Edi Conzatti Moretto.