segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Fogo neles!

Artigo de Cristóvão Feil, do blog Diário Gauche.


Queimando mendigos

O jornal Zero Hora, que pertence ao grupo midiático RBS (apoiadores e beneficiários do golpe civil-militar de 1964), hoje (16 de agosto), está simbolicamente queimando mendigos e moradores de rua de Porto Alegre.

Procede como porta-voz do senso comum mais rançoso e intolerante. Desconhece a responsabilidade social que deveria portar como empresa de comunicação de massas. Prefere manifestar-se como o mais atrasado dos indivíduos da classe média urbana, supondo que a cidade é de quem paga por ela. Quer abolir de uma vez por todas o espírito iluminista de cidadania e colocar em seu lugar a impostura do indivíduo consumidor, que se basta na sua neurose excludente e medrosa.

Zero Hora vem construindo – há tempos (não é de hoje) – uma série que ratifica e sanciona os impulsos mais rebaixados do ser humano, baseado na aprovação do mito da irresponsabilidade social. Os moradores de rua são perdedores, devem ser enxotados do convívio urbano (e humano). Na sociedade que a RBS busca, não cabem os insolventes, porque estes aspiram no máximo a serem cidadãos, e jamais serão os consumidores perfeitos.

ZH está autorizando mesmo que um adolescente estúpido, filho da classe média branca e ainda solvente, amanhã ou hoje à noite mesmo, compre um galão de combustível e execute a sua micro-solução-final para “os donos da rua”.

Mas um mendigo incendiado será que basta para o altar de sacrifícios do deus-mercado de ZH?

Um comentário:

Anônimo disse...

Há!Esse jornal não me surpreende, esses dias havia uma matéria de um comentarista da ZH o David Coimbra sobre como torturar um cão com requintes de crueldade. Um verdadeiro absurdo! Muita gente saiu em defesa dos animais queriam até a retratação do jornalista. Para mim a Zero é só para os cachorrinhos da ong fazerem xixi em cima mesmo!Esse jornal pertence a classe conservadora da sociedade que faz questão de exibir seus preconceitos,mostrando o que chama de valores e faz apologia a queima de mendigos ( que antes de mais nada são seres humanos)aos maus tratos aos animais( que são criaturas indefesas)Sempre incentivando a covardia e o malcaratismo!!!