segunda-feira, 5 de março de 2007

A REALIDADE INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalhar nos espaços de resistência e ter como orientação social da profissão a garantia de direitos é, no mínimo, uma luta permanente para nós, assistentes sociais.

Nas instituições somos uma categoria contratada para manter o “status quo”, porque ainda somos utilizadas para garantir políticas sociais compensatórias e a manutenção do assistencialismo.

E, não resta dúvida, somos uma categoria cujos outros profissionais se arvoram no “direito” de dizer com todas as letras o que devemos fazer.

Por que isto acontece?

No meu ponto de vista, porque ainda não nos apropriamos, na prática, dos Fundamentos Teórico-Metodológicos, Ético-Políticos e Técnico-Operativos.

Não nos damos conta que ser assistente social é assumir um lado, o lado da garantia de direitos. E, para tanto, é necessário ter muita clareza da concepção de sociedade pela qual vamos lutar para garantir estes direitos.

É necessário, portanto, nos darmos conta de que o instituído tem compromisso com o pensamento hegemônico da classe dominante, e que o instituinte traz, na sua essência, para nós assistentes sociais, a ocupação dos espaços de resistência, logo, a articulação de coletivos contra-hegemônicos na garantia de direitos.

Portanto, somos bem-vindos nos espaços institucionais ou sócio-ocupacionais quando assumimos o objeto dado, isto é, quando consentimos em trabalhar a partir do que nos mandam realizar, sem crítica, sem contestação.

E somos mal vistos e perseguidos quando, ao re-elaborarmos o objeto dado, implementamos o nosso processo de trabalho a partir da articulação dos fundamentos do Serviço Social.

No entanto, para manter a coerência teórica, é necessário aprofundar os conhecimentos adquiridos para, então, a partir de estratégias, se poder garantir e consolidar espaços de resistência na luta contra a violação de direitos.

Maria da Graça Türck

Nenhum comentário: