domingo, 24 de dezembro de 2006

O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO E O ANO DE 2007

Garantir direitos é, antes de tudo, dar condições ao direito de se existir com dignidade!

O ano que está indo deixa como compromisso aos assistentes sociais o desafio de consolidar a garantia de direitos.

Estamos terminando um ano em que o recrudescimento das forças conservadoras estão se consolidando e vagarosamente se instituindo na categoria dos assistentes sociais.

É necessário, neste ano de 2007, que todos - alunos e assistentes sociais - que atuam, quer no espaço acadêmico, quer nos ditos campos de prática, se apropriem, como expressou José Paulo Neto no X ENPESS, pela totalidade como pedra angular categorial para o Serviço Social.

Neto aponta que, se os assistentes sociais não se apropriarem de fato da Questão Social como seu objeto na prática, consolidarão a violação de direitos, pois ignorarão a fonte mantenedora da desigualdade social.

E, para tanto, é necessário ultrapassar as dificuldades teóricas, que muitos de nós vivenciamos, para aprofundarmos o conhecimento através do estudo permanente, que é uma das únicas maneiras de enfrentarmos uma sociedade que está se constituindo, no cenário atual, como avessa aos direitos.

Logo, o Projeto Ético-Político deve fazer parte do cotidiano profissional dos assistentes sociais, de sua ação profissional, deixando de ser somente seu discurso favorito.

Este, portanto, se constituí no nosso compromisso e no desafio que 2007 nos confronta.
Neste momento em que estamos em um processo de reflexão sobre o que foi 2006, desejamos a todos os companheiros nessa jornada, assistentes sociais e alunos de Serviço Social, um Natal em que possamos compartilhar e partilhar esperanças, força e determinação e um novo ano que consolide o nosso caminho para a garantia de direitos.

Até 2007!

Nenhum comentário: