segunda-feira, 5 de junho de 2006

O APARENTE NA MANIFESTAÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL

Estar atento ao que se vislumbra no horizonte do social é estar articulada com as expressões que emergem da Questão Social.

Nem tudo que parece ser é... E é neste movimento de desvelar o aparente que o Processo de Trabalho do Assistente Social vai se instituindo para a superação da explicação dos fenômenos que se explicitam pela desigualdade social.

Logo, se apropriar do aparente para compreender o fenômeno, por exemplo, do abuso sexual intrafamiliar é ir além do julgamento puro e simples, da busca de um culpado e de uma vítima. É ir à essência do fenômeno para desvelar todos os patamares de responsabilidade na violação de direitos de uma determinada criança, em uma determinada família, em uma determinada classe social, em uma determinada sociedade.

“Desse modo, o movimento de nossa reflexão pode e deve reproduzir o movimento através do qual a essência se traduz, se trai, se reencontra em si mesma: mais rica, mais profunda que o fenômeno e, todavia, expressa por ele. A 'expressão', não devemos esquecê-la, ao mesmo tempo implica e dissimula, oculta e revela, traduz e trai o que ela expressa!" (LEFEBVRE, 1991, p.217).

Portanto, se apropriar deste movimento é se apropriar do Método Dialético Materialista para analisar uma realidade cotidiana permeada pela violência, traduzida nas relações sociais, produto da sociedade capitalista. E não distanciar-se do fenômeno abuso sexual intrafamiliar através da eterna pergunta: o que tem a ver capital e trabalho com abuso sexual?

Muito, à medida que nestas relações estão postas a reificação, a fetichização, a mais-valia, a alienação e a luta de classes. Logo, as relações de violência, então, são vividas pela desvalorização do humano e pela busca permanente do poder e do ganho numa sociedade excludente que produz a violência.

Maria da Graça Türck

2 comentários:

Anônimo disse...

Fazendo uma analogia, comparo a questão social como uma "filha rebelde" Gerada pelo sistema capitalista vigente. Que prioriza o "ter" muito mais que o "ser" fazendo com que esta "filha" tenha cada vez mais reivindicações para serem atendidas.Reivindicações estas que são causadas pela absoluta perda de direitos que este sistema causa,implicando assim numa série de problemas que o sistema tenta ignorar mascarando e distorcendo a verdadeira razão para esta rebeldia que muitas vezes é acusada como "baderna" de vagabundos.Mas esta Filha rebelde não desiste de ser ouvida, e numa atitude "doidivana" coloca homens e mulheres nas ruas, tomando o lugar dos animais puxando "carroças" e disputando com ratos comida do lixo, crianças e adolescentes, pedindo esmolas, furtando,vendendo seu corpo,fazendo das ruas seus lares, das calçadas e viadutos seus dormitórios.Mas o sistema utiliza uma estratégia muito eficiente para contra atacar esta rebeldia da "ovelha negra", ignorando seus gritos e afastando cada vez do seu convívio estas pessoas,para isso cercam-se com grades enormes, carros blindados, shoppings centers,uma mídia eficaz, anulando todas as manifestações desta "filha rebelde".Então como responsável que é, por todas estas expressões, o Sistema que protege os donos dos meios de produção se isenta, e repassa sua culpa para aqueles que, por necessidade de sobrevivência, aceitam, todas exigências que o Sistema impõe.

Anônimo disse...

O anônimo acima chama-se Mara Inês sa Silva.