sexta-feira, 12 de março de 2010

Clipping social

Do site do CFESS:

XIII CBAS: quase 1.400 trabalhos foram inscritos

Mil e quatrocentos. Este é o número aproximado de trabalhos inscritos o XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que acontece entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, em Brasília (DF).

Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 9 de março, pela Alvo, empresa responsável pela produção desta edição do CBAS, durante a reunião do Grupo de Trabalho dos Organizadores, que conta com o CFESS, ABEPSS, CRESS-DF e ENESSO.

De acordo com o relatório, foram inscritos 1.386 trabalhos, sendo 1.108 para apresentação oral e 278 posteres. Do total, 40% são resultados de pesquisas, 34% de reflexão teórica, 16% de relatos de experiências e 10% de sistematização do trabalho profissional.

Ainda segundo a Alvo, os eixos temáticos mais representados foram Projeto ético-político profissional, trabalho e formação (208 trabalhos); Direitos da infância, adolescência, juventude e velhice (161 trabalhos); e Espaços sócio-ocupacionais, relações e condições de trabalho do/a assistente social (150 trabalhos).

Os trabalhos estão sendo enviados para os/as professores pareceristas para avaliação. O resultado será divulgado em abril no site oficial do CBAS.

A quantidade de trabalhos inscritos vem reafirmar o CBAS como um evento não só de natureza político-científica, cujos debates subsidiam a construção da agenda das entidades nacionais da categoria para o próximo triênio, mas também como importante espaço de divulgação da produção científica e técnica do Serviço Social.

Segundo a presidente da ABEPSS, Elaine Behring, o número de trabalhos recebidos confirmou a tendência de ampliação sistemática no envio de comunicações, que vem se firmando nos últimos eventos do Serviço Social. "É uma resposta contundente à convocação das entidades, com um aumento em relação ao Congresso anterior, que nos deixa muito felizes. Isso expressa o amadurecimento da área no âmbito da pesquisa e da investigação no âmbito do trabalho profissional e reafirma o reconhecimento do CBAS como um importante espaço de troca de experiências técnico-científicas", afirmou Behring.

Já a presidente do CFESS, Ivanete Boschetti, destacou os eixos temáticos mais representados. "Surpreendeu-nos positivamente o aumento significativo de trabalhos nas áreas relativas ao projeto ético-político profissional e espaços sócio-ocupacionais, o que indica um interesse importante no debate sobre o Serviço Social, o trabalho e o projeto ético-político do/a assistente social", concluiu.

Reunião administrativa
A reunião do GT do XIII CBAS que começou na segunda (8/3) e se estendeu até na terça (9/3) foi realizada para a apresentação do relatório de trabalhos recebidos e para discutir questões de âmbito administrativo do evento.

Além da apresentação de orçamentos diversos em relação à infraestrurura do CBAS, que deve receber três mil participantes, foram abordadas as questões de patrocínio, projeto artístico cultural e pacotes de hospedagem, entre outros. Os/as integrantes do GT fizeram também uma visita ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Outro ponto de pauta de destaque foi a elaboração de uma nota pública de esclarecimento sobre o XIII CBAS, considerando alguns questionamentos quanto ao valor das inscrições do evento.

Leia nota pública da Comissão Organizadora sobre o valor das inscrições

Baixe e imprima a programação completa do evento

Visite o site oficial: http://www.cbas.com.br/

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - Assessor de Comunicação - JP/MG - 11732
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário: