quarta-feira, 11 de junho de 2008

Congresso em Maceió

Serviço Social, Direito e Arquitetura concebem a interdisciplinaridade ao fomentar a interlocução entre Estado, Sociedade e cárcere para discutir a segurança pública - esta é a primeira frase da apresentação do congresso em que a Assistente Social Maria da Graça Türck esteve participando na última semana.

Houve a participação de movimentos sociais, profissionais de diferentes áreas, polícia civil e militar e estudantes. Congregou a discussão interdisciplinar a respeito da Segurança Pública, desde a proposta de uma nova estrutura de construção de presídios até a polêmica parceria público-privada na administração dos mesmos.

"Nesse congresso, ficou explicitada duas concepções: uma específicamente punitiva, em que o que se propõe a privilegiar são os gastos públicos para a manutenção do preso, sem referência da dimensão humana; a outra refere-se ao resgate da dignidade humana no trato ao preso, sem que isso interfira NO CUMPRIMENTO DA PENA E DA RESPONSABILIDADE do sujeito em relação ao seu ato. No mais, ficou consolidado que é necessário uma visão e trabalho interdisciplinar para pensar e planejar a segurança pública" - essas foram algumas das considerações da Assistente Social.

Clique nos links a seguir para baixar:
- folder do Congresso, lado 1
- folder do Congresso, lado 2
- Apresentação da Assistente Social no Congresso sobre Perícia Social

Nenhum comentário: