segunda-feira, 26 de maio de 2008

Banca de doutorado

Informamos a todos os interessados que a Professora e Assistente Social Maria da Graça Türck estará fazendo a defesa de sua Tese de Doutorado no dia 30 de maio, na PUCRS, às 14 horas, prédio 40, sala 401.

Na banca, estarão os seguintes doutores:
- Profª. Dra. Jane Prates (orientadora)
- Profª. Dra. Maria Lúcia Martinelli
- Profª. Dra. Márcia Faustini
- Profª. Dra. Marilene Maia

Abaixo segue o resumo do trabalho intitulado "O LUGAR DO MÉTODO NA FORMAÇÃO E NA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL":

A articulação entre a teoria e a prática em Serviço Social se constitui no problema desta pesquisa. Para respondê-la, o lócus privilegiado foram os espaços acadêmicos, a assessoria e a consultoria - lugares em que a falsa dicotomia entre a teoria e a prática se expressava com mais intensidade. Inicialmente se buscou nas disciplinas ministradas no curso de Serviço Social da ULBRA/Canoas, Questão Social e Processo de Trabalho V, esta articulação em que se operacionalizou o Método Dialético Materialista na formação, através da Metodologia da Prática Dialética, oportunizando a sua utilização com a Rede Interna, como estratégia pedagógica, onde a arte (cinema e teatro) e o lúdico se constituíram como elementos fundamentais à mediação do ensino-aprendizagem.

A Metodologia da Prática Dialética se constituiu na ponte para materializar o Método na intervenção. A síntese provisória de toda esta pesquisa - a articulação entre as áreas de conhecimento e as da intervenção - foi concretizada na disciplina Práticas em Serviço Social I, processo que é explicitado dando-se visibilidade a sua aplicação junto aos alunos que a cursaram e que posteriormente referendaram o processo. Logo, esta pesquisa traz para o contexto profissional uma contribuição no sentido de dar luz a possibilidades pedagógicas de se articular a teoria e a prática a partir da Metodologia da Prática Dialética - indicando o lugar do Método na formação e na intervenção de um profissional de Serviço Social que se queira comprometido, crítico e propositivo para o enfrentamento às expressões da Questão Social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pode contar comigo, estarei lá para te prestigiar com muito carinho.
Bjos
Giselle K.