sexta-feira, 2 de maio de 2008

Prólogo de um Doutorado em finalização

Profª MARIA DA GRAÇA
Que profissional eu quero ser?
Aquele que faz a diferença
Que olha
Que ouve
Que enxerga além das palavras e gestos
Que se entrega ... sem se perder
Que interpreta ... sem julgar
Um profissional composto de: Competência e Honestidade
Envolvido em
Transformar seus sentimentos
Transpor seus pré-conceitos
Focalizar a abrangência
É isso!
Não somente entender
Não somente educar
- Participar – não tornando-se necessário, mas elucidador!
Envolver-se sem tomar para si as dores do mundo
- Reinventar atitudes de ascensão
Reavaliar situações de perdas e ganhos
E aceitar...
A vida
O outro
O velho
A criança
Tecer novos horizontes de luta e vitória
Transpor o medo em conjunto
Não exagerar
Não influir... somar...
Alicerçada nas bases de todo bom aprendizado
O bem adquirido
Porque fazer Serviço Social é adquirir um conhecimento de liberdade e responsabilidade
E é tudo isso que a “Questão Social” ministrada por você me fez pensar...
Como ser Profissional?
Expressando o interesse pelo todo, porque as pessoas são boas e más
Amigas e concorrentes
Sabem dizer NÃO com força e fúria
E têm no sorriso a falsidade e a ironia
Então, fazer “Questão Social” com você é uma explosão de muitos sentimentos, mas
Eu entendi que para ser vencedor é preciso conhecer todas as faces e conviver (mesmo
temporariamente) com os diferentes... na forma de “resistência”...
E sair do processo mais inteiro
Não foi somente bom ou somente ruim = foi inspirador de questionamento!
Foi impulsionador de investimento
Foi focalizador de características
Foi ao mesmo tempo desanimador e fortalecedor...
(Porém, nem todos conseguiram extrair esse entendimento!)
Mas, eu, na condição de agente
Um intermediário
Um somatizador
Compreendi o quanto a vida pode oscilar
- o quanto o ser humano pode “tentar” nos impedir (se deixarmos)
- o quanto “ser profissional” requer preparação
Então, com 41 anos de idade e com 27 anos de profissão, fazendo o terceiro curso universitário expresso para você que a minha busca ainda é Ser Melhor, pois minha base
será refeita na aceitação, no entendimento e na manutenção da VERDADE adquirida
Aquela que me deixa Dentro de Cena
E inteiro por Dentro!

Obrigada!
Nunca uma profissional me aflorou esses sentimentos (reconhecimento pela sua Vontade de Acertar), e, quanto a isso, eu posso lhe dizer que fiquei integralmente ao seu lado.
Por tudo isso, hoje me sinto mais próxima do “outro” (dentro do modelo que ainda não mudei por completo)
Mas farei o diferencial que na verdade será uma semente para quem realmente
reconhecer a minha proposta ...
E é isso que você fez com nossa Turma de Questão Social, plantou uma semente de LUZ.
(M.S.M., 6º semestre de Serviço Social, 2003/1)

Nenhum comentário: