quarta-feira, 30 de abril de 2008

Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade

A transexualidade como uma refração da Questão Social que desvenda o mundo invisível de preconceito e de exclusão.



Documentário independente sobre Transexualidade ganha o 8º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade

A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo criou, há oito anos, o Prêmio “Cidadania em Respeito à Diversidade” visando premiar os fatos mais significativos para a comunidade GLBT brasileira no cenário político, social e cultural.

Na categoria Vídeo o premiado desse ano é o documentário Questão de Gênero, por abordar a transexualidade de uma maneira muito bonita, buscando apreender a vivência de sete pessoas transexuais, a partir de seus cotidianos e histórias, de um jeito livre de estereótipos.

A premiação se dará no dia 22 de maio na Praça da República em São Paulo, na 8ª Feira Cultural GLBT.


Sobre o filme:
Questão de Gênero
(clique aqui para acessar o site do filme - informações, contatos, fotos e vídeos)


Questão de Gênero acompanha a vida de sete pessoas que, em comum, têm o sentimento de que nasceram em um corpo que não era seu. Homens que nasceram mulheres, mulheres que nasceram homens contam como se descobriram transexuais e como buscam viver em sua verdadeira identidade de gênero.

O documentário Questão de Gênero foi produzido de maneira independente, na ponte Porto Alegre - São Paulo, ao longo de 1 ano. A característica principal é uma equipe pequena que procurou realizar um trabalho com qualidade, livre para a experimentação, objetivando a produção de conteúdo que venha a contribuir na discussão da transexualidade.


Porquê a transexualidade?

Transexuais são alvos de muito preconceito. Estes vindos de heterossexuais, homossexuais e travestis demonstrando a grande dificuldade em entender o que é ser um transexual, pois é quase sempre confundida com travestismo e tratada como uma "opção", quando, na verdade, se trata de uma condição inerente à pessoa, conflito de identidade de gênero-corpo. Comumente definida como uma alma de mulher aprisionada em um corpo masculino, ou "vice-versa".

Além dos conflitos internos de identidade, o transexual tem que enfrentar um longo caminho de adversidades para alcançar condições básicas de vida. O longo e penoso processo de avaliação antes de obter o laudo para a cirurgia de redesignação sexual: psicoterapia, terapia hormonal; cirurgias plásticas e, ainda, outras batalhas como a alteração dos documentos, a aceitação da família, da sociedade e do mercado de trabalho.

Mas o que sentem as pessoas transexuais? Como foi suas infâncias e adolescências? O que querem? Como vivem num mundo que não as entende como realmente são?

Nenhum comentário: