segunda-feira, 2 de abril de 2007

QUAL É O SIGNIFICADO DO ACOLHIMENTO?

“Nem me fale em acolhimento! É só preencher fichas cadastrais!” - fragmentos da fala de um aluno do Curso de Serviço Social, 2007.1.

O sentido semântico da palavra acolhimento, segundo o Dicionário Aurélio, traz para a sua apropriação “a consideração, atenção, recepção”. Logo, significa que o acolhimento é, antes de tudo, um ato de urbanidade, isto é, “cortesia”. Portanto, o acolhimento vai acontecer em um espaço relacional construído pelo diálogo, onde a escuta sensível sempre estará presente. Implica, portanto, que dois ou mais sujeitos irão compor este espaço através de um objetivo comum, de um interesse. E, neste contato, é importante que a empatia também possa estar presente como uma estratégia que oportunizará “penetrar na experiência de outra pessoa em um espaço democrático (...)para compartilhar experiências” (BURGESS in BIESTEK, S.J., 1965, p.7.).

Ao trazer a empatia para o ato de acolhimento, ela vai, então, qualificá-lo saindo da simples cortesia para aprofundar a competência relacional, na interação com outros sujeitos.

Portanto, não é exercitar a pieguice, mas aprofundar o conhecimento para utilizá-lo com competência teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativo na garantia de direitos. Não é utilizá-lo como um discurso vazio, fácil, mas utilizá-lo na garantia da interlocução e do protagonismo dos sujeitos do processo de trabalho do assistente social.

Logo, para o Serviço Social criar um espaço de acolhimento, é necessário construí-lo em um espaço de resistência em que seu Projeto Ético-Político consolide a orientação social da profissão, isto é, a defesa intransigente dos direitos humanos e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária. É estar atento à violação de direitos e se apropriar da compreensão da subjetividade dos sujeitos, objetivada pelos processos sociais que os mantêm em patamares de desigualdade social nos diversos espaços que transitam na busca de seus direitos.

Logo, o acolhimento para o Serviço Social tem que trazer na sua essência alguns princípios que irão consolidar a garantia de direitos independente das diferenças que cada sujeito explicita através de sua história individual e de seu pertencimento a determinada classe social.

Como: garantir a identidade individual, sem rótulos, que possa demarcá-lo como a “coisa”. Garantir um espaço para a livre expressão de sua subjetividade e opiniões. Garantir sua dignidade, independente de suas escolhas. Garantir a sua aceitação como sujeito de sua história, independente de seu comportamento. Garantir ao sujeito que seus atos não o condenem socialmente, impossibilitando a esperança da superação. Garantir seu livre arbítrio e respeito às suas decisões. Garantir aos usuários do Serviço Social a confiabilidade em relação às suas informações.

Logo, o acolhimento implica em transitar nos espaços relacionais onde a Rede Interna vai se consolidando pela flexibilidade, pela disponibilidade e pela qualificação para executar um processo de trabalho que viabilize a garantia de direitos aos sujeitos que trazem em suas vidas todas as expressões da Questão Social.

2 comentários:

Anônimo disse...

O acolhimento é um palavrão para os "intelectuais do ss". Eles gostas do discurso inflamado, que informa o ponto de chegada, mas não sabe por onde caminhar. Como garantir direitos, sem falar em acolhida, em escuta sensível, em empatia, em vínculo...Impossivel, o papo fica em um plano ideal, desvinculado da realidade concreta onde ocorre o processo de tra do as

NAIARA disse...

ACOLHIMENTO É UMA PALAVRA QUE DEFINE UM SENTIMENTO QUE POUCAS PESSOAS SENTEM OU ATÉ MESMO TRASMITE AO SEU PROXIMO OU SEJA UM IRMAO UM FLIHO OU UMA PESSOA QUE NAO FAZ PARTE DE SEU RELACINAMENTO DIARIO.