quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EU ESTAVA LÁ!!!

XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – 31 de julho a 05 de agosto de 2010.


Retorno de Brasília com a alma em festa pela conquista da categoria das 30 horas para todos os assistentes sociais brasileiros. Foi uma luta árdua, travada durante um ano, de articulações políticas nos bastidores da política brasileira, no coletivo da categoria, na ocupação dos espaços de resistência em todos os espaços de decisões. Na passeata que o conjunto CFESS/CRESS de todo o Brasil organizou, pudemos sentir pulsar a necessidade de consolidar um coletivo a partir de um objetivo comum, independente das divergências ideopolíticas.

Foi intenso participar no local do Senado fazendo pulsar a nossa força e influenciando os Senadores!

Eta profissão maravilhosa! Somos duras em nossas críticas, muitas vezes inconsistentes, mas todos nós continuamos na luta construindo o Serviço Social!!!
Em relação ao XIII CBAS, mais especificamente, a nosso ver, é necessário criar novas estratégias para a discussão do fazer profissional.

E como estou sempre presente nestes grandes eventos da categoria, apresentando trabalhos ou só na participação, ouso sugerir algumas alterações. No meu ponto de vista, é necessário mesclar nas conferências, nas plenárias simultâneas e nas mesas redondas, assistentes sociais da academia e também, os que estão na linha de frente, na prática. Porque ficar só com a academia nestas mesas, impossibilita um diálogo articulado com a prática miúda dos assistentes sociais.

Logo, é necessário possibilitar um diálogo mais real, sem deixar de trazer os Fundamentos do Serviço Social para a realidade cotidiana com uma fala mais próxima do assistente social pé no chão. Porque, como já dizia Mao Tse Tung (1999), “o conhecimento começa pela prática; e, uma vez adquirido o conhecimento teórico através da prática, é preciso levá-lo de novo à prática”.

Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Turck

Um comentário:

Anônimo disse...

Hola Graca!!!! Soy Pia de Mar del PLata!!! te mando mails y vienen rebotados, por favor comunicate con nosotras, te paso mi mail:
mphernando@ciudad.com.ar
Espero noticias tuyas