quarta-feira, 25 de julho de 2007

SÃO LUÍS DO MARANHÃO: O QUE FICOU?

Após uma semana intensiva de Curso de Perícia Social (09 a 13/07/2007), ministrado para trinta e uma assistentes sociais, oriundas de diversos espaços institucionais, em São Luís do Maranhão, o que ficou?

Além da hospitalidade, da cidade linda, dos amigos, ficou a certeza de que existe uma tribo de sujeitos, independente da profissão que escolheram, movida pela esperança da mudança, na busca pela garantia de direitos.

Na Academia de Polícia, onde ocorreu o curso, patrocinado pela Secretaria de Estado da Segurança Cidadã, encontramos gestores interessados em trazer para o contexto institucional da Polícia um novo olhar.

Foi um momento ímpar e histórico, em que as assistentes sociais tiveram a oportunidade de conviver com profissionais que têm como objetivo coibir a transgressão.

E, também, foi possível aprender que trabalhar na contradição é também compor com as diferenças, sem se desvincular do Projeto Ético-Político da profissão.

O produto do curso transcendeu a apropriação de conhecimentos. Foi vivência, troca de conhecimentos e de aprendizagem.

Foi surpreendente pelo desejo de aprendizagem e pela sinergia do grupo, não só de assistentes sociais, mas de todos os integrantes da Academia de Polícia e do Centro de Perícia do Complexo de Atendimento à Criança e Adolescente, que, nessa semana do curso, interagiram intensamente.

São nesses momentos de compartilhamento de conhecimento e de relações que a esperança para a garantia de direitos se consolida.

Obrigado, amigos e parceiros de São Luís do Maranhão!

Um comentário:

Unknown disse...

Com certeza o que ficou foi o aprendizado e determinação passados pelo Profª Graça. Esse curso foi marcante para todas as assistentes sociais que fizeram, possibilitando a troca de experiências, a sintonia do grupo e a vontade de aprender. Estamos sempre apertos para recebê-la e devorar seus ensinamentos. Com certeza foi importante para firmamos nosso compromisso ético-político, nos conscientizarmos ainda mais dos desafios e fazermos grandes amizades. Um grande abraço, ádila kariny.