quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Curso em Maceió-AL

Terminou no último final de semana o curso ministrado pela Assistente Social Maria da Graça Türck em Maceió. Contando com a presença de 30 profissionais, teve como temática o Processo de Trabalho na execução da Perícia Social.

Segundo Maria da Graça, a turma correspondeu às expectativas, conseguindo realizar, a partir de um exercício, a articulação entre a teoria e a prática. "Além dessa articulação, as Assistentes Sociais se deram conta da necessidade de se reelaborar o objeto Questão Social nos espaços institucionais para se consolidar sua identidade profissional. Se deram conta, ainda, que, sem a articulação dos fundamentos teóricos-metodológicos, éticos-políticos e técnicos-operativos, o processo de trabalho se reduz a uma simples tarefa, trabalhando-se, assim, apenas com o aparente", analisa Türck.

Abaixo, uma das avaliações sobre o curso:

1. Em que o conteúdo do curso contribuiu para o processo de trabalho?
Contribuiu para o desvendamento dos objetivos institucionais e profissionais, contribuindo para a definição da identidade profissional.

2. Em que o processo pedagógico contribuiu para a articulação entre a teoria e a prática?
A partir da metodologia desenvolvida no decorrer do curso fiz uma conexão com a minha prática cotidiana profissional, conseguindo dessa forma ter mais clareza da importância do embasamento teórico redimensionando a prática e conduzindo para o rompimento de práticas imediatistas e mecânicas.

Fernanda Ramos Costa - 20.10.2006

Nenhum comentário: