No entanto, a apropriação da Questão Social busca na perspectiva teórica marxista o seu conhecimento e sua apropriação por uma vertente teórica que vai dar condições de compreender a sociedade capitalista latino-americana. É poder ler além do aparente e ir fundo na compreensão do que está posto, por exemplo, na manchete de capa que o Correio do Povo/RS (05.02.2007) trouxe à respeito da violência no Rio Grande do Sul:
“Delitos têm queda recorde no Estado”
Ao mesmo tempo, se contrapõe com o relato de uma cidadã que mandou um e-mail sobre sua indignação ao denunciar pelo telefone um roubo ocorrido em sua casa (03.02.2007). Esta, foi surpreendida com a seguinte pergunta: “Qual era a cor da camisa do ladrão?”. Como o ladrão encontrava-se sem camisa, logo, a pergunta ficou sem resposta e a situação ficou por isso mesmo.
Portanto, ensinar a Questão Social, é dar condições teóricas para que o futuro assistente social possa ir além do aparente para aprender e compreender qual é a origem da desigualdade social e como ela é consolidada pela falsa informação e pela alienação.
E os representantes do capital têm na própria mídia os seus interlocutores para distorcer fatos e violar direitos ao sonegar o direito a informação correta.
Ensinar a Questão Social como objeto do Serviço Social é dar condições para que o aluno se aproprie do cotidiano e criticamente identifique os caminhos da manipulação midiática oficial, a alienação posta pela mercantilização das relações, o voyeirismo de um Big Brother, a mediocridade consolidada por uma educação bancária, que eficientemente ensina a passar nos vestibulares através de fórmulas muito bem decoradas. Mas não ensina a pensar o cotidiano que massacra a criatividade e que não permite ao sujeito escolhas que não sejam as determinadas pelo mercado.
Esta é a Questão Social, que vai se manifestar no comportamento do sujeito que bebe além da conta, que consome sem limites as quinquilharias que brilham, por um status sem sentido. Que “cheiram” para estar “in”, em busca de uma falsa “felicidade”, ignorando sua decadência física, moral e ética.
Ensinar a Questão Social para os futuros assistentes sociais é dar a exata dimensão da desigualdade social que se constitui pela violação de direitos.
Maria da Graça Maurer Gomes Türck
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