O ano de 2012 foi pródigo de conhecimento, aprendizagem e de descobertas onde conseguimos viver a vida de forma leve e comprometida. Para mim, estar em espaços de aprendizagem é sempre um momento em que compartilhamos vidas de todas as maneiras. Onde a escuta se faz presente de forma intensa e afetiva. Nesses encontros, fomos tecendo a rede afetiva e de aprendizagem, primeiro em Novo Hamburgo/RS, com o curso de Instrumentais técnicos-operativos, com ênfase na documentação, concluído em novembro de 2012. Intenso, desafiador e contraditório, onde se misturaram aos momentos de aprendizagem, um calor intenso a nos desafiar a cada encontro, mas que não impediu os momentos em que compartilhamos nosso cotidiano profissional e de vida.
Em seguida, o curso de Perícia Social, em Caxias do Sul/RS, concluído em novembro de 2012, sempre desafiador, sempre renovado e novo. Os cursos nunca se repetem. Todos eles partem de um eixo, mas sempre se agregam novos conhecimentos porque a aprendizagem é mútua.
Logo em seguida, com término em novembro de 2012, as Oficinas de Consolidação de Equipe Multidisciplinar no Atendimento à Violação de Direitos: Possibilidades e Limites, em Concórdia/SC, onde a Rede Interna foi a estratégia pedagógica fundamental para trabalharmos a consolidação da equipe e as novas propostas de intervenção no atendimento à violência.
E, em dezembro de 2012, rumamos para Teresina/PI, para o curso de Perícia Social, uma descoberta maravilhosa de um estado que descortina um Brasil um pouco desconhecido. Um calor intenso, isto que foi no inverno de lá. Vivi o calor do clima e me deliciei com o calor afetivo das pessoas maravilhosas que conheci. Amei.
E também o ano não foi só trabalho, também deixei a vida me levar para muitos lugares, dentre eles, para Maceió, terra linda que já faz parte de minha história e de meus afetos. Rio São Francisco que garante a vida ao agreste. Ouro Preto, espaço de rebeldia e exemplo de luta contra a tirania, Grécia, o berço do conhecimento, inesquecível e Turquia, um mundo diferente a ser descoberto e respeitado.
E, em 2013, vamos para a vida!
Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Türck